quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Balanço sobre as Clínicas BFE
Rio de Janeiro — Durante o ano de 2009, o projeto Basquete do Futuro Eletrobrás esteve presente em todas as regiões do Brasil. Atualmente são 40 núcleos em atividade, atendendo 2.942 crianças e adolescentes de comunidades carentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O coordenador de projetos sociais da CBB, Francisco Chagas, está sempre em contato com os profissionais envolvidos no projeto, tanto a distancia como presencial, para ensinar a criar métodos que estimulem a integração entre os participantes, com ênfase no processo educativo e desenvolvimento integral da criança, sempre contando com um forte apoio da família.
O Curso de Capacitação Basquete do Futuro Eletrobrás tem por objetivo capacitar os professores nos quatro cantos do Brasil. As aulas ministradas pelo coordenador Francisco Chagas em 2009 atingiram 24 estados e o Distrito Federal, com 983 participantes, entre técnicos, professores e alunos de educação Física. O intuito do curso é ajudar os professores a montarem suas aulas utilizando o basquete como ferramenta para trabalhar a parte educacional (inteligência emocional) e na parte social (respeito, disciplina, companheirismo). Ao mesmo tempo em que a criança aprende a driblar e a dar um passe, ela também é estimulada a refletir sobre o que aprende na escola.
— O Curso de Capacitação tem sido importante e vem apresentado bons resultados. Acredito que conseguimos mostrar, na teoria e na prática, o que é o basquete social. O objetivo é ensinar a função social e educacional do basquete. Para isso, precisamos que haja preocupação com todas as esferas da vida da criança, inclusive social e psicológica. No trabalho social, o professor usa os fundamentos do basquete como ferramenta de educação e socialização, contribuindo, por meio do esporte, para a formação integral do indivíduo. Ele vai se aperfeiçoando e precisando não só de conhecimento didático como do técnico especificamente. O ciclo de cursos realizados ao longo de 2009 nos dá informações para traçarmos um diagnóstico sobre a formação de professores e técnicos. Com isso, vamos melhorar a qualidade do trabalho, respeitando a idéia filosófica do projeto. Ao mesmo tempo, ensinamos as crianças a gostar do esporte, refletindo o bem estar social em cada um dos alunos — comentou Chagas.
O Basquete do Futuro Eletrobrás foi criado para satisfazer as necessidades de diversão, movimento e integração das crianças brasileiras, visando ampliar, da esfera esportiva à social, os princípios fundamentais do esporte.
— O esporte desempenha uma importante função social e apresenta relações com o processo de formação e transformação do ser humano. Nosso objetivo com o Basquete do Futuro Eletrobrás é auxiliar na formação de indivíduos autônomos que possam participar ativamente do processo de vida e desenvolvimento da sua própria comunidade. A formação dessas crianças acontece de forma lúdica, com incentivo para que haja prazer na prática do esporte. Para isso, é preciso que a criança ou adolescente seja dirigido para atingir o objetivo. Nessa hora entra a participação da família, que também é estimulada a acompanhar o desenvolvimento da criança junto ao projeto, através dos Festivais — disse.
Para o coordenador de projetos sociais Francisco Chagas, as inaugurações dos núcleos são apenas o começo, pois depois de implantado, o projeto requer acompanhamento constante.
— Os núcleos atendidos apresentam, como diferencial, o fato de serem as únicas escolas de basquete que se preocupam, não só com o esporte na íntegra, mas com que a metodologia social do basquete seja passada ao público infantil no país. Além disso, cada núcleo, a partir do primeiro mês de funcionamento, apresenta relatórios para sabermos como está o andamento do trabalho — finalizou.
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