terça-feira, 1 de setembro de 2009

CURSO DE CAPACITAÇÃO ATENDEU A CINCO ESTADOS EM AGOSTO

Rio de Janeiro — Durante o mês de agosto, o curso de capacitação “A Função Social e Educacional do Basquete”, ministrado pelo coordenador de projetos sociais da CBB, Francisco Chagas, para professores dos núcleos Basquete do Futuro Eletrobrás, chegou a cinco estados brasileiros: Distrito Federal, Goiás, Ceará, Alagoas e Tocantins. Ao todo, cerca de 150 participantes prestigiaram o curso, entre professores e convidados. O interesse dos participantes nos temas debatidos agradou o coordenador, que já agendou duas novas edições: dias 12 e 13 de setembro, em Salvador (BA), e durante a Copa América Feminina, a partir de 23 de setembro, em Cuiabá (MT).
— Pude perceber que os três núcleos que já se encontravam em funcionamento (Sobradinho/DF, Goiânia/GO e Maceió/AL), estão trabalhando dentro da filosofia do projeto, que é usar o basquete como ferramenta para a formação do cidadão. Mostrei a eles que a preocupação com as crianças se estende para além do horário das aulas, pois elas devem aprender a tomar decisões fora dali e por conta própria. A presença de convidados também foi muito positiva. Muitos eram professores de escolas e técnicos de base. Vimos que vários problemas são comuns a todas as crianças e independem de classe social. Isso mostra que nosso projeto pode ir além e alcançar outros grupos — explicou Chagas.
No Ceará e no Tocantins, o coordenador participou da inauguração dos núcleos Basquete do Futuro Eletrobrás, nos dias 22 e 27 de agosto, respectivamente. Com estes, já são 27 núcleos em funcionamento no país.
— O núcleo de Palmas, no Tênis SESC de Taquaralto, será o primeiro do Brasil onde teremos a presença de uma assistente social trabalhando conosco. O SESC está sendo parceiro no projeto e nos ofereceu o serviço, que será de grande valor. Em Alagoas, o projeto também está sendo bem desenvolvido, favorecido pela boa infraestrutura do Pavilhão do Basquete. Lá, a Federação também recebe outros projetos sociais, inclusive para crianças portadoras de deficiências. Já o núcleo de Goiás funciona numa escola na área central da cidade e há uma mistura de classes sociais, característica positiva para o projeto pela integração das crianças. Os cinco encontros foram muito válidos, cada um com a sua particularidade — finalizou o coordenador.

PROGRAMAÇÃO
12 e 13 de setembro – Curso de Capacitação em Salvador (BA)
23 a 27 de setembro – Curso de Capacitação em Cuiabá (MT)


BASQUETE DO FUTURO ELETROBRÁS
O projeto Basquete do Futuro Eletrobrás já conta com 27 núcleos em funcionamento. Todos os núcleos são coordenados pelo departamento social da CBB e vinculados às Federações de seus respectivos Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário