Os quatro pilares na educação: parâmetros para o desenvolvimento humano.
A UNESCO fez um relatório identificando quatro pilares na educação: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser.
Um referencial teórico fundamental para orientar a elaboração de caminhos e propostas com base no desenvolvimento de competências indispensáveis à vida pessoal, social e produtiva. Esses pilares são uma formulação genial de um grupo de personalidades mundiais da educação, coordenado por Jacques Delors a pedido da UNESCO, que surge como uma bússola para orientar os educadores, dando-lhes maior segurança em um mundo complexo, constantemente atingido por ondas de conhecimentos e transformações cada vez mais vertiginosas, que alteram modos de ver, aprender, ensinar e viver.
Os quatro pilares na Educação pelo Esporte para o desenvolvimento humano
Ao construir suas propostas educativas, em primeiro lugar a educação pelo esporte faz da criança e do adolescente o centro de suas ações, seu ponto de partida e seu ponto de chegada. Em seguida, tendo o esporte como atividade central, os quatro pilares da educação são empregados como ferramentas que transformam suas potencialidades e riquezas em competências e capacidades de agir sobre suas vidas e sobre o mundo que os cerca. Assim , as crianças e jovens tomam parte de atividades que lhes permitem desenvolver saberes e habilidades intelectuais, aplicar conhecimentos sobre o mundo, relacionar-se consigo mesmo e com os outros e construir seu próprio caminho na vida.
Por meio de práticas educativas apoiadas no esporte, as quatro aprendizagens são vivenciadas, identificadas e incorporadas pelos educandos na forma de habilidades, valores e atitudes. Embora haja uma absoluta inter-relação entre elas, cada uma está organizada no sentido de favorecer o desenvolvimento de um conjunto de competências específicas que se complementam para formar a pessoa em sua totalidade.
As competências para cada pilar a partir da visão de educação trazida pelo Relatório organizado por Jacques Delors é o mapa sobre o qual os projetos educacionais devem traçar seus caminhos e os resultados que se esperam alcançar ao final do trabalho pedagógico. Podem ser adotadas, ampliadas e modificadas de acordo com as exigências de cada realidade educacional, mas sempre aplicadas em conjunto, de modo que crianças e adolescentes tenham um desenvolvimento cognitivo, produtivo, reacional e pessoal.
A UNESCO fez um relatório identificando quatro pilares na educação: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser.
Um referencial teórico fundamental para orientar a elaboração de caminhos e propostas com base no desenvolvimento de competências indispensáveis à vida pessoal, social e produtiva. Esses pilares são uma formulação genial de um grupo de personalidades mundiais da educação, coordenado por Jacques Delors a pedido da UNESCO, que surge como uma bússola para orientar os educadores, dando-lhes maior segurança em um mundo complexo, constantemente atingido por ondas de conhecimentos e transformações cada vez mais vertiginosas, que alteram modos de ver, aprender, ensinar e viver.
Os quatro pilares na Educação pelo Esporte para o desenvolvimento humano
Ao construir suas propostas educativas, em primeiro lugar a educação pelo esporte faz da criança e do adolescente o centro de suas ações, seu ponto de partida e seu ponto de chegada. Em seguida, tendo o esporte como atividade central, os quatro pilares da educação são empregados como ferramentas que transformam suas potencialidades e riquezas em competências e capacidades de agir sobre suas vidas e sobre o mundo que os cerca. Assim , as crianças e jovens tomam parte de atividades que lhes permitem desenvolver saberes e habilidades intelectuais, aplicar conhecimentos sobre o mundo, relacionar-se consigo mesmo e com os outros e construir seu próprio caminho na vida.
Por meio de práticas educativas apoiadas no esporte, as quatro aprendizagens são vivenciadas, identificadas e incorporadas pelos educandos na forma de habilidades, valores e atitudes. Embora haja uma absoluta inter-relação entre elas, cada uma está organizada no sentido de favorecer o desenvolvimento de um conjunto de competências específicas que se complementam para formar a pessoa em sua totalidade.
As competências para cada pilar a partir da visão de educação trazida pelo Relatório organizado por Jacques Delors é o mapa sobre o qual os projetos educacionais devem traçar seus caminhos e os resultados que se esperam alcançar ao final do trabalho pedagógico. Podem ser adotadas, ampliadas e modificadas de acordo com as exigências de cada realidade educacional, mas sempre aplicadas em conjunto, de modo que crianças e adolescentes tenham um desenvolvimento cognitivo, produtivo, reacional e pessoal.
Definição das Competências: Aprendizagem nos Educandos
1) Aprender a ser
- Competências pessoais > Ser você mesmo e construir um projeto de vida.
2) Aprender a conviver
- Competências sociais > Conviver com as diferenças, cultivando novas formas de participação social.
3) Aprender a fazer
- Competências produtivas > Atuar produtivamente, facilitando o ingresso e a permanência no novo mundo do trabalho.
4) Aprender a conhecer
- Competências cognitivas > Apropriar-se dos próprios instrumentos de conhecimento e usá-los para o bem comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário